segunda-feira, 6 de agosto de 2007

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

No PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais, Parte III Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias,é abordado “O sentido do aprendizado na área” e temos:
Os objetivos do Ensino Médio em cada área do conhecimento devem envolver, de forma combinada, o desenvolvimento de conhecimentos práticos contextualizados, que respondam às necessidades da vida contemporânea, e do desenvolvimento de conhecimentos mais amplos e abstratos, que correspondam a uma cultura geral e uma visão de mundo” ( pág 207)
Neste sentido o professor vê-se sempre tentado no ensino da estatística a desenvolver um projeto de pesquisa dentro da escola, pesquisa-se as idades ou pesos ou números de irmãos. Através deste exemplo construído pelos alunos vai-se costurando toda a teoria e os conceitos. A questão é se este processo esgota as necessidades de aprendizado do aluno.
Neste sentido o mesmo PCN fala da concepção de aprendizado e diz:
Com esta compreensão, o aprendizado deve contribuir não só para o conhecimento técnico, mas também para a cultura mais ampla, desenvolvendo meios para a interpretação de fatos naturais, a compreensão de procedimentos e equipamentos do cotidiano social e profissional, assim como para a articulação de uma visão de mundo natural e social. (pág 208)
Desta forma a atual proposta se articula com uma concepção dinâmica e transformadora do conhecimento ao buscar apresentar ao aluno uma aplicação prática do método estatístico, ao relacionar fatos e conclusões a uma avaliação dos acontecimentos que o cercam, em buscar as implicações éticas e morais da aceitação passiva e determinística dos fatos sociais. Isto, sobretudo, porque mais adiante o PCN cita que:
Nunca é demais insistir que não se trata de se incorporar elementos da ciência contemporânea simplesmente por conta de sua importância instrumental utilitária. Trata-se, isto sim, de prover os alunos de condições para desenvolver uma visão de mundo atualizada, o que inclui uma compreensão mínima das técnicas e dos princípios científicos em que se baseiam. (pág 209)
O segundo aspecto importante a realçar diz respeito ao uso de novas tecnologias educacionais com a introdução das Mídias. A professora Jaciara de Sá no seu artigo “Por uma cultura de colaboração” cita Pierre Lévy como um dos principais filósofos da cultura virtual contemporânea e diz:
Um dos principais desafios da Educação hoje, para Pierre Lévy, não é superar a dificuldade de trabalhar no virtual, mas a de desenvolver uma cultura de colaboração na escola. Aí, tanto faz “estar no presencial ou no virtual”.
“As escolas devem ajudar as pessoas a avaliar e reconhecer o conhecimento que está nos outros. Talvez a escola deva ser o lugar onde se aprende a gerir conhecimento e a produzi-lo coletivamente”, acredita Lévy, também professor da Universidade de Ottawa e diretor do Research Chair of Collective Intelligence, ambos no Canadá. “A tarefa do educador vai se tornar cada vez mais complexa: como ajudar o aluno a arquitetar o conhecimento?” 1
As novas tecnologias devem ser ferramentas voltadas para a pedagogia. Assim sendo, a educação tradicional pode utilizar tais recursos puramente no sentido restrito de inclusão digital. Mas a idéia aqui defendida é mais ousada uma vez que busca o desenvolvimento de uma tecnologia educacional com sentido mais amplo já que não se limita à utilização pura e simples do emprego da tecnologia na educação.
O professor Alvim Antônio de Oliveira Netto questiona o conceito de Oliveira R. para quem, “o concito mais difundido de tecnologia educacional está diretamente relacionado ao uso de métodos audiovisuais como filmes, slides, projetores entre outros” e ele nos fala:
1 www. http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais_principal de 20/08/2007
“a função da tecnologia educacional é promover a aplicação do conhecimento, que contribui para a formação do homem social.” 2
Ele aproveita e apresenta o conceito de Mattos, Maria I.L segundo o qual:
“é ineficiente aplicar tecnologia à educação, ignorando os seus resultados no campo da sociologia, da antropologia e da ciência política” 3
Este projeto tem, pois um caráter inovador de uso das novas tecnologias educacionais ao propor ampliar a proposta de inclusão digital para atingir uma intervenção estratégica e sistemática, fundamentada em ciência, voltada para o contexto mais amplo da educação como prática social.

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