quarta-feira, 8 de agosto de 2007

INTRODUÇÃO

A inflação (aumento no nível geral de preços) é a causa indireta da elevação do custo de vida no Brasil. O aumento do custo de vida provoca a queda do padrão de vida das classes sociais ou grupos econômicos.
Na realidade, o elevado déficit público interno estimula o aumento das taxas de juros para tornar os títulos públicos mais atraentes, visando maior captação de recursos para atenuar o déficit. O aumento da inflação é inevitável que acaba provocando a elevação do custo de vida das famílias.
A área das ciências humanas responsável pelo estudo, apropriação e divulgação da inflação, custo de vida, padrão e crescimento ou retração da economia é a ESTATÍSTICA. Levantamento estatístico do custo de vida: são apresentados por meio de índices (números que sintetizam as variações de preços de produtos alimentícios e não-alimentícios escolhidos para representar o custo de vida de determinada região). Será que estamos formando nossos jovens capacitando-os a se inserirem criticamente no Brasil de hoje e no Brasil do AMANHÃ?
Fazer o aluno participar das ações práticas de um levantamento estatístico dentro do contexto social de Teixeira de Freitas é um passo inicial para galgar degraus mais altos na pretensão de que a escolha adequada da temática de custo de vida, padrão de vida, consumo, a serem pesquisados junto ao comércio local, e impostos e eficiência x moralidade das administrações públicas, a serem pesquisados junto aos órgãos municipais e estaduais da cidade, possa despertar seu interesse de participar e entender melhor sua realidade, quando comparada a outras realidades brasileiras ou não, desenvolvendo seu espírito critico e trabalhando sua cidadania.
Trata-se aqui de um pequeno PROJETO de grandes ambições, para ganhar o interesse e a participação dos nossos jovens nas grandes discussões que hoje se colocam para a sociedade brasileira, uma forma de habilitá-los a serem cidadãos críticos e participantes de um tempo que virá depois.

Nenhum comentário: